domingo, 30 de agosto de 2015

Capacitação Profissional = Educação

Nicanor de Freitas Filho

            Ouvindo ontem a CBN, o bom programa “50 mais” – apesar de ter 71, ainda assim gosto de ouvir, principalmente os convidados – que, no caso de ontem, foi o Dr. Jerson Larks, do Centro para Doenças de Alzheimer do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, que muito se emocionou quando do Dr. Alexandre Kalache fez uma homenagem ao pai dele falecido, segundo entendi, na Polônia, mas que muito contribuiu socialmente, aqui no Brasil.
            Dentre muitas coisas que ele ensinou, ficou confirmado para mim, que o principal problema do Brasil, sem dúvida, é a EDUCAÇÃO – ou a falta dela. Ainda que, possa nos parecer que hoje seja a corrupção, essa não existiria se todos fossem educados! Uma das primeiras coisas que se aprende numa boa escola é ÉTICA! (Não brigar com o coleguinha, não “pegar” as coisas dos outros, não mentir, dividir os brinquedos, obedecer às regras, etc.) Ele confirmou um dado, que eu já sabia, mas não tinha ideia de quanto, é a falta de capacitação da maioria dos médicos, de fazer um diagnóstico correto do Alzheimer. Ele disse que 80% dos portadores desta doença, não são diagnosticados corretamente, por pura falta de capacitação dos médicos. Principalmente agora, com a “importação” de muitos profissionais, que além de não terem a mínima noção da cultura local, não estão também, capacitados a atender a população mais pobre do Brasil, que muitas vezes nem sabe por que vai ao médico. Simplesmente porque “não estou bem...” Mas, pelo que entendi, os próprios médicos, formados no Brasil, não recebem a devida capacitação para enfrentar nossa realidade! As Faculdades não os preparam, nem os Hospitais, onde fazem residência.
            Trabalhei na área Gráfico-Editorial por 28 anos, fui Gerente do Depto. Comercial de uma tradicional editora brasileira. Vou omitir nomes para evitar constrangimentos. Essa Editora, sempre atenta ao grande mercado – compras governamentais – captou a necessidade que teria o mercado, após a aprovação, pelo MEC, dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), aprovados na gestão do Ministro Paulo Renato, de livros que atendessem o novo aprendizado contextualizado e interdisciplinar, para o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas nas grades curriculares. Num ato corajoso e correto, contratou duas professoras que, digamos assim, foram responsáveis por grande parte da redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no MEC, na gestão de Paulo Renato, para coordenarem a produção dos livros, de acordo com esses PCN, para todo o ensino médio. Essas duas professoras, se juntaram com cerca de 50 professores e profissionais da área, para produzirem os livros. Sem entrar muito em detalhes, foi criado um “volume”, que poderia ser composto de várias formas pelo professor que o utilizaria, já que era impresso em fascículos de 16 ou 32 páginas e poderiam ser “montados” numa pasta A-Z, da forma que lhes aprouvessem.
            Pois bem, pronto o material, saímos à rua para divulgação do mesmo. Somente duas Escolas se interessaram em adotá-los, nenhuma delas pública. Sabem por quê? Porque nenhum professor se sentia capacitado a usá-los, pois não estavam capacitados a dar aulas, de acordo com os PCN, que por sinal, já estavam em vigor, há pelo menos, cinco anos. Então partimos para capacitá-los, nós mesmos, uma vez que o investimento já tinha sido muito grande, então era melhor investir um pouco mais para atingir nossos objetivos. Qual o que! Não tivemos apoio, nem das Escolas, nem do Governo. Não faltou empenho do pessoal da Editora, principalmente das duas coordenadoras, em trabalhar, na tentativa de capacitar – ensinar mesmo – os professores, para que pudessem adotar os livros, mas os professores preferiam trabalhar com o “feijão-com-arroz”, que já estavam acostumados e lhes permitia dar aulas, sem o trabalho de prepará-las.
            Eu fiquei totalmente decepcionado com as atitudes dos Diretores, Orientadores Educacionais, Coordenadores e Professores, não só das Escolas Públicas como também das particulares. Fui estudar e saber por que não se interessavam por material tão bem elaborado e que ajudaria muito aos próprios professores. Descobri então, que a maioria, não tinha preparação profissional para o professorado, ou seja, tinha outras atividades, que não lhes permitia dar total atenção ao ensino. Não preparavam aulas, simplesmente repetiam o que todos faziam. Quando muito, trocavam algumas ideias entre si, e, tocavam as aulas como dava. Não tinha ninguém para fiscalizar, e para os alunos, quanto mais fácil melhor!
            Nos estudos que fiz, na época, obviamente me levaram à Finlândia, Japão e Coreia do Sul. Apesar do tamanho, o mais comparável ao Brasil é o caso da Coreia do Sul, que em 1963, tinha dados educacionais e econômicos similares aos do Brasil. Com um planejamento muito bem elaborado e principalmente, muito bem executado, e sério, dando total prioridade, no início, à capacitação dos professores e ao ensino fundamental (6 a 12 anos), até início dos anos 80, quando foi incrementado o ensino médio e posteriormente o superior. Eles aplicam cerca de 5% do PIB na Educação, mas o salário base de um professor lá, é por volta de quatro mil dólares. Ou seja, o dinheiro é muito bem aplicado e não tem corrupção! O Professor tem prestígio, mas também é muito exigido. As escolas lá funcionam das 7 às 17 horas. E pelos dados da época, Brasil e Coreia tinham na década de sessenta 35% de analfabetos e hoje o Brasil ainda tem 13% e a Coreia zero. A renda per capta lá, hoje é de 35 mil dólares, no Brasil anda por volta de 10 mil e em recessão. Isto em cinco décadas.
            O que eu quis mostrar é que EDUCAÇÃO é tudo que precisamos, pois ética, cidadania, desenvolvimento, riqueza e tudo mais, vêm depois dela, ou seja, é consequência! E o começo de tudo é a capacitação profissional!

Nota: Não estou criticando nenhum professor – tenho irmãos e amigos professores – apenas informo o que constatei na época (2001/2002) Minha crítica é dirigida aos governantes.

8 comentários:

  1. Quando minha mãe era criança, no país dela (Tchecoslováquia), o ensino era de manhã e de tarde. Acho que nos sábados também havia aulas. Na guerra (1ª Guerra Mundial) as aulas não pararam. Professores foram convocados para o exército, mas aposentados e até esposas dos professores foram chamados e o ensino não parou. Mesmo com as destruições da Segunda Guerra, o "comunismo", etc, o padrão de vida lá era e é melhor que o nosso...Abs.Soja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soja, na verdade, só conheci Praga, mas me encantei, com o Castelo, Relógio, Ponte Carlos, Bairro judeu, Bairro Pequeno e principalmente com a Igreja do Menino Jesus de Praga. Mas o povo de lá me impressionou! Por isso tenho certeza que durante a guerra eles souberam contornar todos os problemas, pois é um povo corajoso educado!
      Obrigado pelo comentário! Abraços

      Excluir
  2. O PCN, do Ministro de FHC, Paulo Renato teve o apoio do Governo, mas não conseguiu convencer o ambiente da Educação, falhando comercialmente. Falhou também FHC, com as ideias da Escola de Frankfurt, não aceitas pela inteligência brasileira. O PT conseguiu piorar ainda mais a Educação no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nagado, acredito que falhou principalmente por essa posição esdrúxula do FHC, aliás em termos de Liderança, já escrevi sobre ele aqui no blog...

      Excluir
  3. É Freitas, é difícil sair desse diabólico ciclo vicioso em que os sucessivos governos fingem que preparam e pagam bem aos professores; e estes fingem que ensinam na mesma proporção, excetuadas as honrosas exceções de sempre. Deixando o Japão de lado, que iniciou esse processo educacional logo depois da Segunda Guerra, você, corretamente,fez o paralelo com a Coreia, e eu agregaria a China, a Índia, Cingapura e outros países orientais que, na década de 1970 estavam no mesmo nível do Brasil. Faça-se o comparativo agora, e veremos que ficamos muito para trás no processo de desenvolvimento, qualquer que seja o parâmetro.Abs - JCN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Carlos, veja o comentário logo abaixo, de minha colega de Muzambinho, Lucia, diz o mesmo que você, no sentido do círculo vicioso. Mas é isto mesmo!
      Um abraço

      Excluir
  4. Comentário recebido via Facebook: "Nicanor li com muito interesse Capacitação= Educação e também sou da opinião de que a Educação no Brasil está realmente em um círculo vicioso. Professores desinformados que foram educados por outros professores desinformados, formam novos professores desinformados por pura falta de estímulos. Agora ,os professores conscientes buscam por esforços próprios e profissionalismo fazerem algo pelos brasileiros tão prejudicados por governantes "prá´" la de informados como surrupiar o dinheiro do professorado.
    Lúcia Leila"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, você completou o comentário do meu amigo José Carlos, acima, com quem trabalhei na Melhoramentos por 10 anos. É exatamente isto que eu quis mostrar, e, principalmente que ficamos parados no tempo, enquanto os países que fizeram algo correto, estão muito na nossa frente,hoje. Parabéns para eles!
      Um abraço

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho